• Qualidade assegurada,
    tradição renovada.

  • Vá com a sua família para o campo, e disfrute da natureza.

  • A arte de bem receber.

Banner Encontro
 

Comemoração dos 30 anos da TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação

No início dos anos 80, Portugal debatia-se com a existência de inúmeras casas com história, em avançado estado de degradação, localizadas em áreas de interesse turístico estratégico. Nessa altura, o alojamento era escasso, na generalidade de discutível qualidade e, por vezes, completamente desajustado e inadequado.
Reconhecendo os inestimáveis recursos que possuíamos para desenvolver um produto caracterizado pela qualidade do alojamento, principalmente baseado nas atractivas áreas rurais do nosso país e na hospitalidade inata dos proprietários destas casas, foi introduzido um programa que permitia potenciar a renovação das casas, das quintas e jardins, criando, de acordo com as famílias proprietárias, o “Turismo de Habitação”, um tipo de alojamento que proporciona aos visitantes o contacto com a hospitalidade, a simpatia, a cultura e a gastronomia do “Portugal Autêntico”.
Esta experiência, logo depois uma agradável realidade, tornou-se uma verdadeira modalidade de turismo, representando hoje, para além duma imagem de excelência do turismo português, um exemplo de preservação do património privado e familiar e de dinamização do turismo sustentável em Portugal.
Ao longo destas três décadas, foram vários os programas de financiamento para renovação dos imóveis, o que levou a que se criassem alojamentos de qualidade, que resultaram na afirmação do Turismo de Habitação e do Turismo no Espaço Rural que a TURIHAB promove como Solares de Portugal e Casas no Campo. A organização destas marcas, diferenciadoras, aparece a partir da constituição da TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação, que congrega, actualmente, 122 associados em todo o país, com uma oferta global de 1750 camas, distribuídas por duas marcas: “Solares de Portugal” e “Casas no Campo”, cuja promoção e comercialização são feitas através da CENTER – Central Nacional do Turismo no Espaço Rural.

Para celebrar os 30 anos, a TURIHAB promoveu o “Encontro Nacional do Turismo de Habitação e TER”, que se realizou no dia 26 de Outubro, no Convento de Refóios, em Ponte de Lima.
Este encontro promoveu uma reflexão  conjunta  sobre a qualificação da oferta, a promoção e a internacionalização do TH - Turismo de Habitação e TER - Turismo no Espaço Rural e a valorização do destino Portugal, envolvendo os Associados, as 7 novas Regiões de Turismo, Parceiros nacionais e internacionais, Entidades Publicas e Privadas, ligadas ao sector do Turismo.


Mapa
 

V Encontro Nacional do Turismo de Habitação e TER - Convento de Refoios, Ponte de Lima

A sessão de abertura do Encontro, com a presença 230 convidados e proprietários de casas associadas da TURIHAB, foi feita pelo Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes e pelo Presidente da Direcção da TURIHAB, Francisco de Calheiros, que durante as boas vindas aproveitou para apresentar a marca da TURIHAB - Casas no Campo e lançar o Turismo no Campo, que vem responder às necessidades dos novos segmentos de turismo.


1° Painel - Portugal - Campo e Mar

No primeiro painel - Portugal – Campo e Mar - a qualificação e diferenciação da oferta TH e TER”, com moderação de Luís Ferreira Lopes, jornalista da SIC, as 7 Regiões de Turismo, estiveram presentes ao mais alto nível: Francisco Coelho, Diretor do Turismo dos Açores, Desidério Silva, Presidente do Turismo de Algarve, Francisco Zambujinho, Vice-Presidente do Turismo do Alentejo, Vítor Costa, Presidente da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Jorge Magalhães, Vice-Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal e Bruno Freitas, Diretor Regional de Turismo da Madeira.





Prove Portugal pelo Chef Hélio Loureiro

Como oferta de gastronomia e de vinhos das 7 Regiões de Portugal, realizou-se uma degustação/almoço - “Prove Portugal”, com a assinatura do Chefe Hélio Loureiro e apoio da APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Nos claustros do Convento decorreu uma Exposição com o tema "Descubrir Portugal através dos Solares de Portugal e das Casas no Campo", referenciadas nas novas regiões de Turismo de Portugal.




2° Painel - Portugal Experience

De tarde, seguiu-se o painel com o tema “Portugal Experience - Promoção e Internacionalização do Turismo de Habitação e TER”, moderado pelo Jornalista Martim Cabral, Subdirector de Informação da SIC, dando enfoque à internacionalização e mobilizando das principais entidades responsáveis pela internacionalização do turismo. Este painel teve a presença de Luís Matoso, Administrador do Turismo de Portugal, Pedro Rodrigues, Director das PME da AICEP, Pedro Costa Ferreira, Presidente da APAVT e Francisco de Calheiros, Presidente da TURIHAB.



Distinções e assinatura de protocolo

Visando a qualificação da oferta, do marketing internacional e do desenvolvimento do produto e formação, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Turismo de Portugal e a TURIHAB.
Durante este Encontro foram distinguidos como Sócios Honorários: Alexandre Relvas, Augusto Mateus e Luís Correia da Silva, pelo notável apoio à TURIHAB.
Foram homenageados, com a distinção TURIHAB TOP Tour Operator, os operadores turísticos: OLIMAR (Alemanha), Girassol Vakanties (Holanda), Expair Tours (Bélgica), Vintage Travel (Inglaterra) e Ibertours (Austrália).

O encerramento do V Encontro esteve a cargo de Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo Português e de Rui Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Num momento de rara beleza e, também de reflexão, foi proporcionado aos convidados uma excelente intervenção do Coro da Academia de Música Fernandes Fão.

A TURIHAB com este Encontro Nacional pretendeu projectar o futuro do Turismo de Habitação e do Turismo no Espaço Rural em Portugal e lançar o conceito do Turismo no Campo.

 

GALERIA DE FOTOS Galeria de Fotos 1
ÁUDIO DA APRESENTAÇÃO DO ENCONTRO


GALERIA DE FOTOS Galeria de Fotos 2
ÁUDIO DA APRESENTAÇÃO DO 1 PAINEL


GALERIA DE FOTOS Galeria de Fotos 3
ÁUDIO DO PROVE PORTUGAL


GALERIA DE FOTOS Galeria de Fotos 4
ÁUDIO DA APRESENTAÇÃO DO 2 PAINEL


GALERIA DE FOTOS Galeria de Fotos 5
ÁUDIO DA SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Súmula do Encontro

Programa do Encontro

Protocolo de Colaboração

Conclusões do Encontro